Serviço de Escavação



Escavar é remover quantidades de terra em um determinado local de um terreno, modificando seu estado natural, afim de adequar o nível (altura) ao requerido pelo projeto de terraplenagem ou de construção.

A escavação pode ser feita para nivelar um terreno irregular, em aclive ou declive, através de platôs; criar valas ou canais (para passagem de tubulações por exemplo); taludes em encostas ou locais de desnível; entre outros propósitos.

Normalmente o processo de escavação gera excedente de material (terra), que pode ser utilizado em aterro dentro do próprio terreno (o que chamamos de “corte e compensação”) ou removido para fora do terreno, transportado a locais próprios para a descarga denominados “bota-foras” ou a obras que necessitem de aterro.

Todo trabalho de escavação, assim como outras tarefas na terraplenagem, deve ser realizado com muito cuidado. Um estudo prévio das condições de edificações vizinhas é algo imprescindível. Também deve-se atentar para as diferenças entre o nível (altura do solo) das construções vizinhas e do indicado no projeto de terraplenagem ou de construção. Em caso de diferenças, caso não seja feito um trabalho de contenção (estaqueamento, aplicação de perfis metálicos, etc) antes da escavação, deve-se criar taludes (inclinações) em ângulo de 45°, visando manter o máximo de segurança às edificações existentes nas divisas e aos trabalhadores da futura construção.

© 2016 FPMP - Formação Profissional de Máquinas Pesadas